Ao sabor da maré com Lígia Claro - Cláudia Paiva Silva

Tuesday, August 06, 2019

Ao sabor da maré com Lígia Claro




Lígia Claro (@ligiaclaroo). 35 anos. Menina-mulher. Nascida em Ovar, terra de pescadores e varinas, a morar no Porto, cidade antiga e protectora, é, Lígia também, uma brisa calma que nos acalenta o espírito.

Conheci a Lígia numa roda da sorte aleatória por via Instagram numa altura em que a rede ainda era um espaço relativamente pequeno. Grupos feitos de gente que se conhecia, que se encontrava (e que ainda encontra) com o objetivo único de fotografar. Possivelmente a Lígia terá sido dos meus primeiros contactos, com um perfil único, belo, sem artifícios. Rapidamente descobrimos que as fotografias por detrás do ecrã são exactamente como a autora, única, bela e simples. Não é por isso estranho a paz que nos transmite quando estamos com ela, naquele jeito de menina, pequena e frágil, que adora o seu espaço, a sua casa, as suas pessoas, amigos e família. 
Casada com Eurico Amorim, músico da banda de Pedro Abrunhosa, decidiu há relativamente pouco tempo apresentar (e apresentar-se também) ao público - o mesmo que a seguia antes, e a todas as novas pessoas que se vão aproximando -, o seu amor pela tradição artística que é o macramé, a arte secular "migramah", muito possivelmente trazida até à Península pelos árabes, espalhando-se posteriormente pela diáspora histórica ibérica. Tecer fios, criar e fazer nós, usar elementos da natureza, e resultar em objectos de decoração tão especiais e belos, são a sua imagem de marca. Mais do que uma moda, uma forma de relaxamento. 
Agora na época de Verão, propícia aos brancos e beges, às feiras de design e novos criadores, falei com a Lígia para saber um bocadinho mais sobre esta sua paixão.






Quem é a Lígia? Como sentes a tua presença no mundo? Qual o teu passado e o que queres no teu presente e construção de futuro?

A Lígia é uma menina-mulher, sonhadora e aprendiz do universo. 
Do passado trago toda uma bagagem de experiências, vivências e sentimentos que definiram a minha personalidade para que no presente consiga ser e dar o melhor de mim. 
Viver o momento presente da melhor forma possível é o lema que tenho vindo a trabalhar ultimamente. O futuro só ele dirá o que tem reservado para mim. Tudo a seu tempo. 

Qual a tua ligação ao mar? À natureza? De que forma achas que podes ter sido, ou não, influenciada por tais elementos?

Nasci e cresci perto do mar. Desde cedo que senti uma forte ligação com tudo o que ele representa. A sua dinâmica, a incerteza que ele esconde, a dúvida, a força das ondas, mas ao mesmo tempo a tranquilidade das águas em dias serenos. Sempre procurei no mar e na Mãe -Natureza uma espécie de abrigo, aqueles abrigos que nos sossegam a mente e o coração. Fazem-nos ver as coisas com outra clareza e humildade. Venho sempre renovada.


Como nasceu esta tua paixão pelo macramé (@macrame.li)? Sabendo que tens uma forte herança familiar feminina, quem te passou este desafio, ou foi algo que simplesmente cresceu em ti?

Sempre gostei de das asas à criatividade e deixas as mãos fazerem o resto. A minha mãe, nos tempos livres, fazia camisolas de lã quentinhas e cachecóis em crochet de várias cores e feitios. Adorava ficar ali sentada a observá-la e a aprender. O macramé surgiu na minha vida há dois anos, numa altura em que fui um pouco abaixo devido a problemas pessoais. A vontade de sair de casa era pouca, e então comecei a ver dezenas de tutoriais para me entreter e comecei, nesse momento, a fazer as minhas primeiras experiências em macramé. Quando dei por mim, estava apaixonada pela arte de dar nós, e senti-me outra pessoa! Mais forte e confiante!
Durante o tempo que estava ali, a criar as minhas peças, primeiras peças, o mundo lá fora deixava de existir e conseguia silenciar a minha mente. Nesta fase inicial, o macramé foi uma terapia que se tornou numa paixão e hoje em dia é um grande amor.

Como foi conciliar o mundo da música (trabalhas no clube noturno Indústria, bem no coração do Porto), com este outro mundo, tão mais simples, tradicional e, em certa forma, português? 



Desde a minha adolescência, que gosto de me sentir desafiar em diferentes áreas. Uma das primeiras paixões foi a fotografia analógica. Aprendi tudo o que sei com o meu pai, inclusive a minha primeira camera analógica, foi uma prenda dele. Não demorei muito tempo a perceber que a fotografia seria um dos meus caminhos a percorrer. Com isto aliei o gosto à música. Comecei a fotografar eventos sociais, festas, festivais, chegando ao dia de hoje, em que estou num dos meus clubes favoritos, a receber amigos e clientes à porta nos meus fins de semana. Durante a semana concentro-me na realização das minhas peças e na produção de conteúdos para o Instagram, onde é exactamente aqui que a fotografia entre de novo na minha vida. É como ter o melhor de dois mundos e não me cansar de estar sempre a fazer a mesma coisa. 

O que pensas de, nos dias que correm, esta técnica de fiagem ter-se tornado, de repente, numa moda? É algo que entendes ser positivo, no sentido de ressuscitar o interesse em algo que é quase património nacional, ou passageiro, porque poderá ser visto como algo sustentável e ecológico, sim, mas, e exactamente por isso, uma tendência sazonal, passageira? 

Acho bastante positivo o facto de resgatar técnicas e métodos que estavam um pouco esquecidos. O importante é fornecer consistência ao nosso trabalho e irmo-nos adaptando cada vez mais às mudanças que nos rodeiam. Temos de nos desafiar constantemente e criar outras oportunidades. O que hoje é tendência pode amanhã não ser, mas acredito que se nos adaptarmos às necessidades das pessoas e se nos reinventarmos, o processo criativo acompanhará os tempos.





Como vês o mercado atual? Achas que devido ao boom das técnicas e tradições há espaço para todos e todas os que pretendem entrar neste nicho de mercado tradicional?

Existe sempre espaço para todos desde que haja originalidade, criatividade e vontade de chegar mais além.

E expansão? 

Como comecei por dizer em resposta à primeira pergunta, um dia de cada vez. O importante é viver o presente e chegar ao final do dia e pensar: Hoje dei o melhor de mim. Vou abraçando e agradecendo as oportunidades que a vida me dá tentando sempre ser melhor e fazendo melhor. Acredito que isso já é uma forma de expansão pessoal e global.



Entrevista publicada originalmente na Revista Rua (@revistarua.pt) (https://www.revistarua.pt/ligia-claro-a-arte-do-macrame/)



No comments: