Nota pessoal face às reações contra criadores de conteúdos e face a Putin - Cláudia Paiva Silva

Sunday, February 27, 2022

Nota pessoal face às reações contra criadores de conteúdos e face a Putin


Fonte: APF


Putin é um ASSASSINO. A S S A S S I N O!

Prefiro começar assim para que fique bem claro a minha opinião sobre a invasão da Russia (Putin, aliás) à Ucrânia. Houvessem dúvidas sobre a minha publicação anterior.

Face aos ataques contra influencers e criadores de conteúdos, que aparentemente deveriam ter a obrigação e dever de se manifestarem contra a situação atual, relembro apenas que existem pessoas que usam as redes sociais apenas e só como ferramenta de trabalho. As marcas procuram aquelas mesmas pessoas apenas para publicitarem os produtos e não esperam manifestações políticas da sua parte. Possivelmente não querem estar associados a determinados conteúdos e muito menos de teor político. That's all and that's ok. Não faz com que essas pessoas sejam burras, limitadas intelectualmente, indiferentes, ou que não apresentem empatia. Simplesmente não podem quebrar contratos, mudar/alterar planeamentos de partilha, feeds. Quem trabalha no meio sabe bem o trabalho que isto dá - não basta fazer fotos e escrever meia dúzia de palavras - é sim todo um trabalho criativo que tem de ser feito e gerido previamente. Saber o quê, quando, como e onde. E mais, além de alimentar as marcas, ou pagar as contas, estas páginas pessoais, acabam também por servir de escape a um mundo cada vez mais violento, mais louco, mais transgressor e pouco ético. Feira das Vaidades só mesmo para quem não queira entender a necessidade. Claro que ao estalar uma guerra (europeia ou mundial) poderá parecer frívolo, mas há quem se alimente de imagens bonitas, de conteúdos culturais, de críticas a livros, de produtos cosméticos, de dicas e receitas. Eu não vou deixar de bater pelos meus ideais, nem de expressar a minha opinião, mas tenham noção que terei de continuar sim a partilhar também outro tipo de conteúdos, de textos, de artigos. Porque apesar de tudo, a vida tem de continuar, por nós e por eles - porque parar é fazer exatamente aquilo que os nossos inimigos querem, aqueles que nos querem ver em baixo, os que nos querem pisar - não teremos medo! NÃO TEREMOS MEDO! Venham com as suas ameaças com ações nucleares, com os seus cortes de fornecimento de gás natural. Venham. NÃO TEREMOS MEDO!


PS - aos haters do costume: calem-se! Se querem mesmo fazer algo de útil, levantem-se do sofá, saiam detrás dos vossos ecrans de telemóvel e computadores, façam-se à vida e juntem-se às várias manifestações que estão a ocorrer neste momento no nosso país. Pode ser que vejam lá no meio essas mesmxs influencers que tantos "problemas" vos causam.

No comments: