3 de Julho, MusicBox – Tributo a João Aguardela
“Megafone” – uma utopia em alta voz
Megafone, a rasgar o sossego da Aldeia. Rompe o Megafone com as esquisitices da cidade, tia Maria arrepiou o bigode quando reconheceu a velha lenga-lenga na boca dos "gandins". Na sua aldeia quase deserta ficaram só pedras parideiras que pariram novas ideias, que agora forram espíritos esfomeados, desassossegados. Ergue-se a festa em torno do cruzeiro numa espiral de alta voz "arre, ei, anda cá, anda cá" ninguém lhe sabe resistir. Megafone, o João foi o primeiro a dar nome ao que ele é, um sopro exarcebado, distorcido, imaginado, um abraço ao passado para que o futuro nos pertença. É já no dia 3 de Julho que sobe ao palco da MusicBox uma selecção em alta voz do que há de mais tradicional – desde o bombo até à gaita transmontana – com as sonoridades modernas das novas gerações – desde a guitarra eléctrica até à mesa de mistura. O que têm em comum? A língua portuguesa, o espaço de invenção pop por excelência.
É em tom de tributo a João Aguardela que juntamos em palco Peste & Sida, Ribas & Ruka (Tara Perdida), Walter Benjamin, Velha Gaiteira, Pedro Moutinho, Dj Ride, Dj X-Acto e DJ António Pires num espectáculo memorável de recriação de temas escolhidos a dedo entre o seu vasto legado nos Sitiados, projecto Megafone e Linha da Frente.
O projecto Megafone tem como objectivo primeiro a fusão em palco da música tradicional portuguesa com as novas tendências da música pop contemporânea. Originalmente pensado pela turma 1 de Produção e Marketing de Eventos da Restart – Escola de Criatividade e Novas Tecnologias, o espectáculo pretende, antes de mais, mostrar que as raízes populares na música portuguesa podem adquirir novas roupagens e linguagens, dando um passo mais além e conquistando novos públicos.
O título foi escolhido para homenagear o músico e compositor João Aguardela, autor e cantor de vários projectos musicais todos eles com o cunho particular de fundirem a música de raiz popular com a música pop actual.
Falamos, pois, de uma homenagem: ao homem e à música, à memória e ao futuro, num desafio de novas interpretações sobre temas populares trabalhados pelo João Aguardela.
É em tom de tributo que convidamos alguns artistas das novas gerações a revisitar a obra deste artista – com um extenso e valoroso trabalho que contempla mais de 13 álbuns em 17 anos – e apresentar as suas versões de temas por eles seleccionados, do enorme legado que este nos deixou.
O projecto Megafone (1997), na opinião de muitos o seu trabalho mais pessoal, trouxe à música moderna portuguesa a fusão das recolhas de música e vozes populares do interior de Portugal realizadas por Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça, com ritmos e sonoridades mais características do final do século (drum n’bass, breakbeat, entre outras).
Antonio Tabucchi
4 weeks ago
No comments:
Post a Comment