Veneza aqui ao lado - Cláudia Paiva Silva

Saturday, January 11, 2025

Veneza aqui ao lado

                                 Giovanni Antonio Canal, dito Canaletto, "Regatta no Grande Canal"


Existe algo na luz de Veneza que nos parece familiar. Numa terra que hoje está rendida (e vendida) aos interesses enconómicos associados ao turismo de massas, pautadas por bons rendimentos, surpreende ainda quando, pela manhã, os primeiros raios de sol, a primera luminosidade, se acerca dos canais, das fachadas dos edificios, estoicamente construídos sob o mar.

Veneza, cidade que já foi República, controlando o Adriático, sempre pautou pela sumptuosidade. Não era um lugar como os outros. O seu poder extendia-se até Constatinopla, e inlcuia Creta e Chipre, o Império Bizantino respeitava a região. As trocas comerciais, as portas com o Oriente (onde começa, onde termina, afinal?), todos estes fatores, faziam com que a designada "Sereníssima" se destacasse. Não apenas pelos negócios. Mas pelas suas gentes. Famílias abastadas, de origem nobre, o próprio Dux, e o seu Ducado, os palácios construidos, as sedas, os veludos, as obras de arte. 

Até que a sede de Poder, as guerras internas, externas, os conflitos por região e território, a Humanidade a fazer o que melhor sabe, pilhar e destruir, deixaram Veneza perdida. Uma vasta região de pequenas ilhas que poderia ser tomada por qualquer um dos interveninetes bélicos. Viessem de norte, ou de sul, do oriente ou ocidente. A sua independência fortemente abalada. Para sempre perdida. 

É, no entanto, e já num período no qual se poderia avistar o fim, que alguns dos maiores mestres da pintura italiana (mas também europeia) se aproximam da cidade. Muitos deles, chegados por via do "Grand Tour", as viagens que os jovens europeus, provenientes, claro, de famílias titulares, da nobreza ou aristocracia, faziam, por objeto de conhecerem as diferentes capitais, absorvendo cultura, línguas, manejos e costumes. 

Giovanni "Canaletto", Francesco Guardi, Bernardo Belloto, são alguns destes artistas, que se destacam pela grandiosidade do detalhe com que pintam a cidade. Sem nunca deixarem de conservar, como se fosse possível o fazer, os edifícios emblemáticos, pintam e retratam uma sociedade em festividade. 

No Museu Gulbenkian, possível de ser vista até 13 de janeiro, esta próxima segunda feira, a exposição "Veneza em Festa" é a resposta direta ao início deste texto. Mesmo que a sala onde está patente, preserve a solenidade de uma exibição grandiosa, porque não, luxuosa, a luz que emana das obras expostas, é realmente contrastante com o restante contexto. É impossível não ter essa noção de realismo, quando nos lembramos das imagens que conhecemos das gondolas, das pontes, dos emblemas da cidade italiana. 

E, uma vez mais, a abrangência do momento - Veneza, conhecida pelo seu Carnaval, a sua festa de inverso ainda mais extremada, onde mascarados convivem com harlequins, sem sabermos quem é quem, é aqui retratada no Dia da Ascensão, já em pleno momento de primavera, após a celebração da Páscoa, rigorosa, controladora. Sente-se a atmosfera de primeiro calor estival, as cores mais cândidas e vivas, a alegria da chegada do Dux, as fachadas engalanadas. Mas também outros motivos que são conhecidos e indentificados por "vedutismo" - a representação da paisagem urbana, ou ainda, os "capricci", resultado da imaginação de cada autor, podendo conter elementos irreais ao espaço e ao tempo. 

Sim, Veneza está em Lisboa, e consegue-se sentir o séc. XVII. Uma cidade no seu auge e apoteose, qual atriz na sua última cena em palco, aquela que arranca os aplausos do público que estaria ainda ávido por mais. 



Giovanni Antonio Canal, dito Canaletto, «O Grande Canal Visto de San Vio, Veneza»

Francesco Guardi. Detalhe da obra «A Festa da Ascensão na Praça de São Marcos Veneza»



 

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