October 2022 - Cláudia Paiva Silva

Sunday, October 09, 2022

Terra de Lobos Marinhos, Pescadores e Sonhos de Mar
October 09, 20220 Comments


Câmara de Lobos, a apenas 9 Km do Funchal, é considerada uma freguesia dos subúrbios da cidade. Mas não se deixem iludir. A sua proximidade não faz com que esta zona da Madeira seja mais urbanizada, pese o crescente desenvolvimento da região, nem a designação "suburbana" a torna menos importante. Será sim, também, a sua tipicidade, as suas gentes, os seus bons e menos bons momentos e histórias que tornam esta povoação, única.


Descoberta por Gonçalves Zarco, na exploração a Oeste e Sul da Madeira, ganhou o nome pelo número de lobos marinhos que habitavam a pequena reentrância rochosa do mar, a qual dá origem à pequena baía. Facilmente habitável, pela serenidade da sua morfologia vulcânica, era terra de pesca e agricultura, que se mantém até aos dias de hoje. E se bem que as tradicionais bananeiras se tornassem parte da paisagem em terraços e fonte de rendimento, não restam dúvidas que serão sempre as pequenas ruas populares, agora mais propícias ao turismo, que captam a nossa atenção. 

Local visitado e pintado em aquarela por Churchill, que esteve na baía em 1950, Câmara de Lobos, também é terra de aromas e paladares. Diz-se que aqui se faz a melhor poncha da Madeira, a melhor espetada tradicional e claro, se comem as melhores lapas regadas com sumo de limão. 

Um regalo à nossa vista, além da visão e cheiro a Mar, passa também pelo contínuo trabalho feito pela freguesia. No lema em relação à sustentabilidade e ambiente, e educando transversalmente todas as gerações, apresentam-se de forma original trabalhos onde os resíduos tradicionais, como garrafas, caricas, antigas redes de pesca, plásticos vários, e até mesmo tecidos, são usados como elemento chave. O resultado é o engalanar das ruas, a chamada de atenção a um problema que começa a afetar todos. 

Apesar das suas possíveis vicissitudes, combatidas pela resiliência de um povo, esta terra antiga e histórica, com gentes de pele curtida e marcada pelo Sol, e muitos mais jovens com tanto para oferecer, é uma terra de Amor. Porque quem lá vai quererá voltar, porque há locais que nos marcam os sonhos e a vontade de simplesmente ... estar... 








Reading Time:

Wednesday, October 05, 2022

Guerlain, O sentido do Olfato, uma história de Aromas
October 05, 20220 Comments



Dispensando artifícios, não se pretende uma exaustão na descrição de como a história desta marca começou, mas sim, enaltecer a evolução dos cheiros, fragrâncias tão especiais, até às mais recentes coleções. Porque a Guerlain, mais do que uma marca de luxo, é uma aventura sensorial, que nos faz viajar até ao Extremo Oriente, Índia, ou simplesmente aos campos perdidos em flores do sul da França. 

Fundada em 1828 em Paris por Pierre Guerlain, médico e químico, numa das, já então, zonas mais nobres, veio a tornar-se em uma das principais marcas internacionais ao longo dos seus 190 anos. Não será necessário explicar que Pierre Guerlain cresceu não apenas pela sua imensa capacidade enquanto perfumista, usando elementos únicos, como por também se ter tornado num dos mais influentes perfumistas das cortes europeias. Pierre não só começou a produzir as suas próprias fragrâncias originais, como também se estabeleceu como perfumista oficial da Rainha da Bélgica. E ao converter os frascos mais simples em obras de arte francesa, usando os conhecimentos dos vidreiros da casa Pochet du Courval, para criar aquela que viria a ser a imagem e assinatura da própria Guerlain, com símbolos nacionais franceses, e o desenho de abelhas, qual bordado vivo em vidro, tornou-se igualmente um exemplo de como a Arte e o Design, se podem complementar totalmente à arte de criar perfumes. 

Sob este signo de luz e Natureza, a Guerlain passa por uma evolução clara e a passo firme, através da família que lhe deu vida. Depois de Pierre, foram Gabriel e Aimé, seus filhos, que assumiram a gestão e controlo da empresa, numa sucessão natural familiar, tal como se torna a utilização de elementos cada vez mais naturais para as novas criações. 

Não falamos apenas de fragrâncias femininas. A Guerlain estabelece-se e afirma-se também como um nome de aromas masculinos e Orientais. Ao mesmo tempo vai ousando e experimentando outras áreas. Apanhando os pigmentos em tons ocre para os seus primeiros produtos de maquilhagem, cria o nome que se torna numa referência na cosmética, Terracotta. 

Hoje, continuamos a reconhecer a marca Guerlain como um símbolo de beleza mundial, caracterizando-se pelos novos padrões que a sociedade exige, a sustentabilidade, a proteção ambiental, mas claro, também pela sua capacidade de reinvenção, com novos tratamentos e cuidados de pele e rosto, estudos de regeneração celular e, principalmente, a exclusividade. 

Aqua Allegoria, lançada em Maio de 2022 é um desses exemplos. Uma seleção de quase 10 fragrâncias para cada tipo de mulher, tornando cada uma única, especial e original. Aromas florais, notas de frutadas e madeiradas, numa explosão e tributo à Natureza que cada vez mais se torna parte indistinguível da própria marca. 

Contudo, sempre lembrando também as suas raízes, o amor e a relação às Artes, surge agora L'art & La Matière. Uma coleção ainda mais singular, onde o recurso a especiarias, cereais, incorporação de grãos torrados de café, madeiras, com intensidades fortes, se torna perfeita para esta nova época do ano.


Dos perfumes e colónias intemporais, únicas, aos tons ocre a rosas vivos e vermelhos hipnóticos, pequenas pérolas "meteóricas" cor de pêssego ou angelicais, aos detalhes da personalização dos frascos imperiais, a Guerlain é definitivamente uma marca de luxo, onde cada objeto adquirido faz parte da própria História de Arte. Onde cada um de nós. se torna guardião de objetos únicos e exclusivos. 


 

Reading Time: