Secret Garden – A Children’s Tale
Jardim Secreto – Um Conto Infantil
Contos infantis, lendas, mundos de fantasia e histórias de fadas têm-me
acompanhado desde que me lembro. Desde os álbuns de imagens que a minha avó me lia na sua cadeira de braços, de veludo cor de rosa, à primeira descoberta independente dos mundos feitos de palavras, até aos meus estudos – literatura, claro! – os contos têm desempenhado um papel importante na minha vida. Continuo a lê-los, agora como mãe aos meus próprios filhos e já era altura de escrever o meu próprio conto. E então fi-lo.
Somente as palavras tornaram-se imagens e os retratos são fotografias dos meus filhos, dos seus primos e amigos. Jardim Secreto é um olhar para os seus dias quotidianos e para os seus momentos escondidos, um espaço onde as memórias da minha infância se encontram com o presente dos meus filhos e projecta-os para o futuro. É, obviamente, sobre amor e existe o puro prazer (visual) de vê-los crescer através do olho da câmara. A história da qual as crianças fazem parte é, por outro lado, ficcional.
Enquanto que, no início deste projecto havia apenas imagens de crianças, os retratos pareceram encontrar rápida e naturalmente um complemento em paisagens mais abstractas, dando-me a possibilidade de interpretar e explorar a história com um pouco mais de profundidade. A câmara que estou a usar neste trabalho é, obviamente, uma Holga. Não são os brinquedos afinal, tal como as histórias, essenciais para crescer?
Françoise Poos
Antonio Tabucchi
4 weeks ago
No comments:
Post a Comment