A dúvida existencial... - Cláudia Paiva Silva

Tuesday, March 01, 2011

A dúvida existencial...

Durante o tempo em que estagiei um dos problemas que eu tinha era saber que durante 12 meses o que eu ganhava seria um valor bruto, pago a recibo verde mas que não me dava qualquer benefício fiscal nem contribuía para os cofres do Estado via Segurança Social. Por um lado ainda bem, pois se os estagiários (remunerados!!! e com isso tive sorte!) não ganham muito, então os descontos para a S.S. seriam terríveis ao ponto de quase não levarmos nenhum para casa, por outro lado, caso nos acontecesse algum azar, não teríamos a oportunidade de iniciar os nossos descontos para uma futura reforma, nem tínhamos direito a baixa médica, nem nada. Pois bem, a partir de hoje todo e qualquer estagiário nacional irá começar a descontar para a Segurança Social, sendo taxados conforme a sua remuneração e com isto digo que se existem remunerações de estágio baixas, conforme as empresas, especificamente as privadas, nas públicas, o estágio de 900 euros é "muito bem" taxado... e possivelmente a esses 900 euros serão retirados 100 a 200 euros, levando a um salário mensal de 700 euros, o que para quem quer começar uma vida, é pouco (não nos esqueçamos, mais uma vez, que para bem dos nossos pecados os estagiários são pagos a recibo verde). Desculpem, mas para mim é pouco. As rendas estão caras, as pessoas têm de pagar Luz e água, bens cada vez mais caros (e agora se houver atrasos ainda corremos o risco de sermos penhorados), a vida É cara! E já nem aqui falo de automóvel.... porque isso é a meu ver para quem mora a 200km do local de trabalho... (sim, não tenho carta e o carro da minha mãe está parado há ano e meio). Agora fico na dúvida: compensa ou não? É bom ou não? A minha primeira reacção é sem dúvida negativa e a balança está a pender para esse lado, mas não totalmente... existem uns pós no lado positivo, mas, realmente, haverá lado positivo??

No comments: