A piada do dia... - Cláudia Paiva Silva

Friday, June 04, 2010

A piada do dia...

Li que o Governo está a pensar deixar passar para o 10º ano alunos que chumbaram (agora diz-se "retidos" porque fica mais bonito, embora chumbar seja a palavra que todos conhecem) no 8º, desde que tenham aprovação às provas nacionais, que se realizam no 9º, mas sem frequência a esse ano lectivo. Ou seja, os rapazes e raparigas que tenham chum.. ficado retidos no 8º ano, chegam ao fim do ano lectivo e realizam provas com matéria do 9º ano, a fim de passarem automaticamente para o 10º. Sim, está confuso, eu sei, o Tico e o Teco também estão baralhados e estupidificados com isto, por isso não me auxiliam nesta situação tão... não há palavras para a descrever. E uma associação nacional qualquer de pais, acha que isto não é ridículo, é apenas injusto para aqueles que têm mesmo que fazer o 9º ano porque, bolas, infelizmente, não são burros. Bom, como eu chumbei a Matemática no 11º ano e depois à pala disso fiquei "retida" no 12º, acho que tudo isto é de uma imbecilidade muito grande, principalmente vindo de pessoas que deveriam saber já por experiência que não é com favores aos meninos que o insucesso escolar vai diminuir, muito pelo contrário. Um aluno que não é capaz de fazer o 8º ano, com imensa dificuldade fará o 10º, a não ser que realmente seja um génio que só precisava de um empurrão para o secundário, onde irá seguramente demonstrar e apresentar toda uma nova faceta de estudo outrora desconhecida pelos professores, pelos seus pais e, por ele mesmo. Sinceramente eu nem sei porque razão o pessoal ainda faz o 2º ciclo e o secundário. Acabava-se o 4º ano (a 4ª classe) e pronto, estava resolvido o problema e partiria logo para o mercado de trabalho. Afinal quem tem uma licenciatura, mestrado ou doutoramento hoje em dia também é caixa de supermercado e não lhe caiem os parentes à lama.

No comments: